Os irmãos Héctor e Pablo Durigutti são enólogos de Mendoza, Argentina, berço do Malbec, que iniciaram seu projeto de vinícola familiar em 2002. A Durigutti está localizada em Las Compuertas, em Luján de Cuyo, uma das áreas mais antigas e tradicionais para a produção de vinhos de alta qualidade do país. Os vinhos da Durigutti refletem um equilíbrio entre tradição e inovação. A produção inclui seleção artesanal de uvas, remuage manual, leveduras autóctones, controle de temperatura, peculiares macerações a quente e a frio, prensas hidráulicas, cubas de aço, recipientes de betão e terracota – onde coexistem técnicas ancestrais com tecnologias modernas.
Os vinhedos, plantados em solo aluvionar e uma mistura de argila, areia, cascalho e pedras, são complementados na produção dos vinhos da Durigutti por uvas especialmente selecionadas de pequenos produtores, em diferentes partes do país. Os solos ricos em minerais, as águas cristalinas do derretimento do gelo, o ar puro da Cordilheira dos Andes e as altitudes que variam entre 900 e 1200 metros acima do nível do mar, favorecem cultivos naturalmente orgânicos.
Com o maior conhecimento e experiência na produção de Malbec, a Durigutti se empenha em redescobrir a Bonarda, produzem também Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Cordisco, Criolla, Chardonnay, Viognier, Nero D’Avola e diferentes co-fermentações. Os irmãos exploram cepas não tradicionais trazidas por imigrantes europeus, especialmente italianos.